quarta-feira, janeiro 28, 2009

Reunião de projeto 20.01.09

Seguinte, eu e o João chegamos na reunião que estava começando. Essas reuniões são cotidianas que acontecem para se discutir as matérias de projeto desse semestre e são fechadas para os professores. Bom, na verdade, o RD do departamento (membro do GFAU) poderia aparecer nas reuniões, mas ninguém sabe disso. O Delija mandou alguns e-mails falando o horário e os dias dessas reuniões para alguns alunos meio que escondido. Continuando. ..o Barossi sugeriu que, primeiramente, discutíssemos a respeito da carta por tantos minutos, para que a reunião pudesse prosseguir normalmente. Depois da nossa fala, eles gostariam de discutir a carta entre os professores antes de apresentar uma resposta oficial para a gente.

Aí o João teve a palavra e explicou o contexto da carta, que em momento nenhum tivemos a intenção de que isso se tornasse uma coisa pessoal e tal e que de fato havia algumas falhas por falta de tempo e experiência se elaborar um documento desses. Todos ouviram respeitosamente. Depois disso, os professores citados na carta com que estavam presentes na reunião (Wilson e Padovano) começaram a se defender e apontaram pontos positivos e negativos no documento. Elogiaram a atitude, mas falaram que a carta era sem ética ou responsabilidade porque foi apresentada sem antes se falar particularmente com cada um dos professores. O Wilson criticou o generalismo da carta e a falta de representatividade (já que de 150, 39 assinaram o documento). Já o Padovano falou que uma minoria desse grupo manipulou a opinião do resto do grupo já que achou que nem todos os que assinaram concordavam com a carta. A verdade é que essa carta vai ser passada para reuniões maiores e é nesse ponto que se torna uma coisa meio perigosa, sendo que criticamos três professores sem citar os pontos em que falharam. Enfim, a partir daí a discussão passou a ser muito pessoal com cada professor se defendendo.
Depois de um tempo, a Anália pôs o pé no chão e falou para os professores pararem de levar as coisas pro lado pessoal, esclareceu que houve um erro de encaminhamento por nossa parte (o que eu, o Joao e a Julia concordamos) e que acabássemos a discussão agora que aquilo que a gente realmente queria dizer já tinha sido esclarecido. Aí eles iriam discutir entre eles e continuar a reunião normal das matérias de projeto. Sugeriu também que discutíssemos a disciplina em específico no primeiro dia de aula. Depois o Milton e o Delijaicov comentaram a carta e houve um consenso entre todos que existe um desejo de discutir as questões maiores da FAU e que o documento, apesar de apresentar algumas falhas (concordamos) foi um passo importante. O Wilson exigiu que uma resposta fosse dada na hora, mas isso meio que foi ignorado. Deu a entender que eles pretendem dar um resposta em carta também...Mas que na verdade, o que está em questão são os assuntos gerais e não particulares de cada professor.

compareceram a reunião
Bruno Kim, João Busco, Ligia (t59)

Anália, Acayaba, Milton, Delijaicov, Bucci, Santana, Wilson, Padovano, Heleninha e Barossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário