quarta-feira, janeiro 28, 2009

Reunião de projeto 27.01.09

Olá gente.

Bom, como eu nao tinha lido os últimos e-mails sobre a reunião do dia 20/01, aqueles que falavam que seria melhor nos reunirmos antes de ir a outra reunião dos professores de projeto, acabei indo na reunião que aconteceu hoje na FAU Maranhão.

Cheguei lá super cedo ainda, e só estava o professor Barossi, que me recebeu super bem, e aos poucos os outros professores foram chegando... Foi com algum pânico que eu vi que, as 19h, estava apenas eu de aluna lá, numa mesa com 10 professores de projeto, esperando que algum outro aluno chegasse, mas não chegou ninguém. Nos ultimos minutos de reunião chegaram a Marina (Faggin) e outra menina do nosso ano que (mil desculpas!!!!) eu não consigo lembrar o nome...

Estavam na reunião: Barossi, Heleninha, Milton Braga, Angelo Bucci, Padovano, Wilson, Rodrigo, Delijaicov, Acayaba e um cara que eu nunca vi na vida que eu penso que seja um monitor.

A reunião foi bem tranquila. Primeiro foram conversadas algumas questões fora da disciplina, como bolsas de iniciação, umas coisas do programa PAE e concursos de efetivação. Daí a reunião começou e o que foi discutido foi o programa das disciplinas de Projeto de todos os estúdios. Essa discussão toda foi bem interessante, e resumindo e indo ao ponto principal, parece que enfim o que vai acontecer semestre que vem é um tipo de estudio vertical.

A proposta que saiu da reunião de hoje é que os estudios 2, 3 e 4 trabalhem a mesma área em projeto - no caso, provavelmente no centro: Estação Julio Prestes pro segundo ano, como infraestrutura, habitação na região da José Paulino e ruas próximas para o terceiro ano e um teatro ao lado da estação para nós, tudo isso vinculado à questão do transporte publico, especialmente o metrô, tendo a estação da Luz como acesso principal.

O que será discutido nas proximas reunioes é como fazer essa integração entre os estúdios funcionar de fato - surgiram inúmeras possibilidades a serem discutidas: a formação de equipes com os alunos de outros anos, para primeiro discutirmos e trabalharmos a area em conjunto e depois cada ano se aprofundar na sua questão; poder escolher entre fazer o projeto em equipe ou individualmente; ter uma avaliação conjunta para todos os anos...

Pessoalmente eu acho que essa "verticalizacao do estúdio" não só vai melhorar a qualidade dos projetos em geral, mas vai ajudar muito o nosso "probleminha" de professores: com quase todos os professores de projeto da FAU discutindo a mesma área e focados num mesmo projeto teríamos mais palestras, e ainda ficaria muito mais fácil ter atendimentos com outro professor que não o seu. E com todos os alunos trabalhando na mesma área ainda poderíamos pensar em estender as reunioes de discussao do projeto entre estudantes para os outros anos.

Quanto a carta...ela não foi mencionada nem discutida durante a reunião. Os professores do estudio 4 continuarão os mesmos.

Agora, os professores no geral gostaram do fato de ter alunos na reunião. Eles pediram minha opinião quanto à discussão, estavam dispostos a ouvir sugestões e esperam participação dicente na proxima reunião. A opinião do Barossi e da Heleninha é que a reunião fica muito melhor quando há a presenca de alunos, que isso enriquece a discussão deles, e que é essencial que a gente participe. Eles ainda elogiaram a participação do João, do Batata e da Lígia na ultima reunião.

Eu fiquei incomodada de ter que dar minha opinião sem que ela representasse necessariamente a opinião da turma. Eu realmente esperava que houvesse mais gente lá, e por sorte as meninas ainda chegaram enquanto eu falava, e puderam dar alguma opinião também.

A próxima reunião será terça que vem, as 18h, na FAU Maranhão. Eu sei que talvez o certo seria termos um representante dicente pra participar, mas duvido que a gente consiga marcar uma reunião antes de terça, e acho fundamental que a gente participe da reunião deles.

Acho que quem puder deve ir, e se for o caso, podemos decidir lá mesmo quem fala por nós na reunião (pra não virar uma muvuca de 50 pessoas querendo falar e causando). Bom, espero de verdade não ser a unica lá de novo.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário