terça-feira, maio 19, 2009

[gfau] SOBRE A RETIRADA DOS TAPUMES‏

A Assembléia do dia 19 de maio foi a última de uma seqüência que, até agora, foi composta por quatro Assembléias e uma reunião aberta do GFAU, com significativo número de estudantes para uma reunião. Tais discussões foram impulsionadas pela enorme insatisfação dos estudantes perante as obras realizadas na FAU USP, e a reivindicação presente em todo o processo é a de paralisação definitiva de todas as obras no edifício.



No decorrer, encaminhamos as decisões tiradas em cada Assembléia, levando pautas a serem submetidas nas duas Congregações Abertas, realizadas nos dias 06 e 12 de maio. Na última, a proposta de paralisação imediata e definitiva de todas as obras em andamento no edifício da FAU não foi aprovada por quase unanimidade dos membros presentes da Congregação. A proposta acatada, levada pelos estudantes, - As diretrizes para o edifício não deverão ser discutidas em órgão fechado da FAU, mas sim com a participação de todos - já está sendo questionada pelo Conselho Curador e pela própria Diretoria.



Tendo-se em vista que a participação dos estudantes nas instâncias não tem poder de decisão, mesmo sendo maioria dentro da faculdade, foi colocada e discutida a necessidade de um posicionamento efetivo e legítimo dos estudantes perante as reformas. Nesse sentido, foram encaminhadas propostas de intervenção. A proposta de retirada dos tapumes como maneira de impedir as reformas em andamento nos departamentos foi apresentada em todas as assembléias, tendo sido aprovada apenas na última e foi respeitada em todos os momentos.



Dando procedimento à resolução da instância máxima de deliberação dos estudantes da FAU USP, foram retirados os tapumes após o encerramento da Assembléia.



O desmonte do pano de madeirite que vedava a laje, antes constituída pela organização dos departamentos da FAU USP, foi, portanto, a manifestação dos estudantes da mesma faculdade tirada em assembléia. Houve a preocupação com a integridade tanto do material quanto das pessoas.


Na mesma assembléia, do dia 19 de maio, foi deliberada a convocação de uma Assembléia Geral conjunta das três categorias - professores, funcionários e estudantes - para definir as diretrizes do edifício, com direito a voz e voto a todos os participantes.

--
GFAU vão livre
_____

email de explicação sobre a retirada dos tapumes no dia 19 de maio, enviado por meio do e-groups do gfau
Joe T61

Um comentário:

  1. Bom Tarde.

    Será que a destruição de tapumes seria a melhor saída para resolver esse problema.
    A violência é a saída dos ignorantes, se esquecem que ali a trabalho de pessoa que não tiveram a oportunidade que os futuros arquitetos teêm, mas talvez sejam menos ignorantes.

    ResponderExcluir